06/2022

Ajinomoto® Fertilizantes amplia portfólio de produtos com mistura exclusiva de aminoácidos

AMINO Imune foi desenvolvido em parceria com startup com o intuito de aumentar a imunidade das plantas pela ativação de processos fisiológicos preparatórios

 

São Paulo, junho de 2022 – Referência em aminoácidos, a Ajinomoto do Brasil investe constantemente em inovação e tecnologia em suas áreas de negócios, como a Ajinomoto® Fertilizantes, sua divisão de agronegócios. A empresa acaba de lançar o AMINO Imune, o único fertilizante da categoria com modo de ação baseado exclusivamente em aminoácidos, agindo na imunidade das plantas através de processos fisiológicos preparatórios. Essa é a primeira vez que a Ajinomoto Fertilizantes faz parceria com uma startup, visando contemplar tecnologias de última geração ao produto.

O desenvolvimento do AMINO Imune se deu pela parceria da área de agronegócios com o CPD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e a startup Ideelab. A Ideelab Biotecnologia é uma spin-off do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Fitopatológica da ESALQ/USP, sob a responsabilidade do Prof. Sérgio F. Pascholati, onde eram desenvolvidos trabalhos da área da bioquímica fitopatológica e controle de doenças de planta. Toda a atividade da Ideelab Biotecnologia está focada no contexto agrícola, procurando contribuir para o uso racional dos defensivos e fertilizantes químicos tradicionais, consequentemente colaborando no oferecimento de alimentos saudáveis para a população e a redução da poluição ambiental. Durante o processo foram realizados estudos e testes em diferentes culturas como, tomate, manga, uva, café e soja – comprovando os benefícios do AMINO Imune.

A combinação exclusiva de aminoácidos conta com a presença de dois insumos importados, fazendo com que o produto seja inédito no mercado brasileiro. “A Ajinomoto possui padrões internacionais de aprovação e desenvolvimento de produtos que exigem o máximo de estabilidade e entrega. Desta forma, são aplicados testes com o produto em condições extremas, certificando que entregará todo seu potencial, independente da região do Brasil em que será utilizado”, destaca Thiago Miqueleto, gerente de marketing da Ajinomoto® Fertilizantes.

Benefícios do AMINO Imune

Entre os benefícios decorrentes de uso do AMINO Imune, Thiago destaca melhorias na rotina de trabalho do produtor, bem como redução de gastos e aumento da eficiência e produtividade das culturas agrícolas.

  • Aumento de imunidade: com AMINO Imune é possível reduzir os danos causados pelos estresses bióticos, aproximando as plantas do seu potencial produtivo, possibilitando ao produtor rural ampla produtividade.
  • Operacional de máquinas: a utilização do produto promove mais saúde às plantas, que atravessam os períodos de estresses bióticos com menores perdas de produtividade, garantindo que o produtor se organize melhor na rotina de aplicações.
  • Aplicação em diferentes culturas: os benefícios do AMINO Imune podem ser observados em diferentes culturas e fases do ciclo. A aplicação pode ser feita via solo ou foliar, sendo recomendada a cada grande mudança fenológica, por exemplo, após a florada do café e após a florada da soja. Também pode ser feita no início da fase de mudança de cor de alguns frutos.
  • Segurança de uso: classificado como seguro, segundo as normas do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), o produto não deixa resíduos no ambiente, permite fácil manuseio e boas condições de trabalho para os produtores rurais.
  • Aumento da eficiência: este benefício está ligado à capacidade do produto em aumentar a imunidade dos vegetais, com redução da energia gasta para superar as condições extremas de ataque de pragas e doenças, direcionando a energia para produção.
  • Aumento de produtividade: um exemplo bastante significativo é na manutenção de flores. Quanto mais flores retidas, mais frutos e maior a flexibilidade de escolha do produtor para fazer raleio (retirada de frutos indesejados), nas culturas que demandam esse manejo.
  • Redução de custos: ocorre pela relação direta entre as plantas mais sadias e a otimização do operacional de aplicação. Por exemplo, quando estão saudáveis, o produtor consegue gerenciar a melhor rota de aplicação, evitando a perda de tempo, custos e da própria produção.

A Ajinomoto® Fertilizantes apresenta portfólio vasto, em que os produtos se complementam para uma melhor experiência na produção agrícola. “Temos o AMINO Plus, que auxilia na complexação de outros compostos, o AMINO Arginine, que atua no desenvolvimento das plantas, o AMINO Proline, que funciona como uma vacina contra os estresses ambientais e agora o AMINO Imune, que aumenta a imunidade das plantas”, finaliza Miqueleto.

Sobre a Divisão Agronegócios

A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.com.br.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

 

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