08/2021

Alan Fonteles não passa pela eliminatória dos 100 m nos Jogos de Tóquio

Velocista do Time Ajinomoto ficou na sexta colocação em sua bateria eliminatória da prova dos 100 m, classe T64

São Paulo, agosto de 2021 – Dono de três medalhas paralímpicas, sendo uma delas de ouro, o velocista Alan Fonteles, integrante do Time Ajinomoto, finalizou neste domingo (29) sua participação nos Jogos de Tóquio, após não se classificar nas eliminatórias dos 100 metros do atletismo, classe T64 (amputados de membros inferiores com prótese). A prova foi realizada na pista do Estádio Olímpico de Tóquio.

Fonteles correu na segunda bateria eliminatória, que foi a mais forte do dia. O vencedor, Felix Streng, da Alemanha, por exemplo, venceu a série com o recorde paralímpico da distância, marcando o tempo de 10s72, enquanto outros dois (Jonnie Peacock, da Grã-Bretanha, e Mpumelelo Mhlongo, da África do Sul) fizeram seus melhores resultados na temporada. O atleta do Time Ajinomoto chegou em sexto lugar, com o tempo de 11s30. 

Aos 29 anos, Alan Fonteles tem um histórico de vitórias no esporte paralímpico. Já conquistou três medalhas na história dos Jogos, sendo uma de ouro nos 200 m, na edição de 2012, realizada em Londres. Foi ainda medalha de prata no revezamento 4 x 100 m, em Pequim (2008), e na mesma prova, no Rio de Janeiro (2016). Ele tem ainda três títulos mundiais (100 m, 200 m e 400 m) conquistados em 2013, em Lyon, na França.

Nascido em Marabá (PA), Fonteles precisou amputar as duas pernas quando tinha apenas 21 dias de vida, devido a uma sepsemia gerada por uma infecção intestinal. Aos oito anos, ele começou a praticar atletismo com próteses de madeira, ao lado de atletas sem deficiência. Aos 15, ganhou o primeiro par de próteses de fibra de carbono, graças ao atleta brasiliense Rivaldo Martins, que viu Fonteles correndo com as próteses de madeira.

 Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL

Race Comunicação
Tel.: (11) 2894-5607/2548-0720

Marcelo Laguna – Cel.: (11) 99184-7864 – marcelolaguna@agenciarace.com.br
Wilson Barros – Cel.: (11) 99607-1746 –wilsonbarros@agenciarace.com.br

você está sendo
Redirecionado
Para um link fora de
ajinomoto.com.br

X