11/2020

Jovens Chefs: programa adere ao formato virtual para capacitar alunos durante a pandemia

Programa promovido pelo Instituto Ajinomoto está na 6ª edição e totalizará mais de 621 alunos certificados

São Paulo, 18 de novembro de 2020 – A 6 ª edição do Jovens Chefs, iniciativa promovida pelo Instituto Ajinomoto, braço social da Ajinomoto do Brasil, acaba de concluir uma etapa importante na formação dos novos alunos: a Experiência Culinária Umami, módulo do curso profissionalizante de gastronomia oferecido a jovens em situação de vulnerabilidade social. Nesta fase, os alunos recebem kits com ingredientes para prepararem em suas casas uma receita de macarrão ao sugo com queijo parmesão, combinação ideal para compreender o umami, quinto gosto básico do paladar, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo.

As atividades do programa Jovens Chefs, criado em 2016, foram adaptadas à nova realidade trazida pela pandemia do novo coronavírus: ao longo de três meses, as aulas são virtuais e com turma reduzida de 30 jovens, com idades de 14 a 18 anos. Assim como na última edição, que teve participação de 60 alunos, a ação é realizada em parceria com as instituições de São Paulo AFESU Moinho, que acolhe e capacita mulheres para o mercado de trabalho, e Casa do Zezinho, responsável por desenvolver atividades educacionais para jovens e crianças.

O curso contempla ainda workshops com aplicação de produtos e orientações de carreira com profissionais de recursos humanos, chefs de cozinha e empreendedores do ramo de alimentos.

“O maior desafio dessa edição foi adaptar o programa a um formato que não colocasse os alunos e profissionais em risco, pois a nossa principal preocupação é a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos”, afirma a gerente de comunicação e responsabilidade social da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana. “Nós entendemos a importância do programa e temos muito orgulho de cada jovem que passa por ele, por isso reforçamos nosso compromisso de capacitá-los para o mercado de trabalho mesmo durante esse período delicado”, conclui.

Ao fim desta edição, o projeto Jovens Chefs totalizará mais de 621 estudantes certificados e 46 inseridos no mercado de trabalho na área de gastronomia, desde sua primeira turma. A iniciativa do Instituto Ajinomoto faz parte de uma série de ações sociais alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Sobre o Instituto Ajinomoto 
O Instituto Ajinomoto foi criado em 1999 e segue a política mundial de responsabilidade social do Grupo Ajinomoto. Seu foco é apoiar ações e projetos voltados à nutrição, saúde e bem-estar, na capital e nas cidades do interior de São Paulo, onde a filial brasileira está instalada. O Instituto, por meio da Filosofia do Grupo Ajinomoto, visa ser reconhecido como uma organização que contribui para a solução de questões sociais por meio de seu conhecimento e tecnologia em nutrição e saúde, em prol de uma sociedade saudável e justa. Para saber mais, acesse: www.institutoajinomoto.com.br.

Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD, produto composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, multinacional japonesa com sede em Tóquio, é referência mundial em aminoácidos. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,4 bilhões no ano fiscal de 2019. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

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