01/2020

Jovens Chefs: programa amplia parceria com instituição que acolhe e capacita mulheres

Instituto Ajinomoto conclui 5ª edição do projeto com duas novas instituições. Em três anos, 561 jovens foram capacitados

São Paulo, 8 de janeiro de 2020 – Braço social da Ajinomoto do Brasil, o Instituto Ajinomoto acaba de concluir a 5ª edição do Jovens Chefs, iniciativa que oferece curso profissionalizante de gastronomia a jovens em situação de vulnerabilidade social. O programa, com duração de seis meses, foi realizado em parceria com duas novas instituições de São Paulo: AFESU Moinho, que acolhe e capacita mulheres para o mercado de trabalho, e Casa do Zezinho, responsável por desenvolver diversas atividades educacionais para jovens e crianças.

Em dezembro de 2019, as duas turmas realizaram a etapa final do curso, que consiste em um desafio culinário inspirado em reality shows gastronômicos. Os alunos são divididos em equipes e preparam receitas doces ou salgadas em apenas 90 minutos, obedecendo a um único critério: o prato precisa valorizar o umami, quinto gosto básico do paladar, presente em alimentos como queijos, tomates, carnes, peixes e cogumelos.

Após avaliação de jurados, três receitas são eleitas vencedoras. Na AFESU Moinho, os pratos de destaque foram: 1º lugar – Conchiglione de quatro queijos ao molho vermelho; 2º lugar – Tarte au parmesan; 3º Pizza umami com cogumelos. Na Casa do Zezinho, foram escolhidos: 1º lugar – Entradinha de ovos; 2º lugar – Mil folhas de pupunha com bacalhau; 3º Camafeu de nozes com batata doce.

“Além de celebrar 20 anos de atuação do Instituto Ajinomoto, esta edição do Jovens Chefs é especial, pois amplia nossa parceria com instituições que trabalham com outras causas importantes, como a equidade de gênero”, afirma a gerente do departamento de comunicação da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana. “Cada jovem que passa pelo programa é impactado na vida pessoal e sai preparado para o mercado de trabalho, e isso é extremamente gratificante”, conclui.  

Em três anos, o Jovens Chefs já capacitou 561 estudantes e inseriu 46 no mercado de trabalho. Entre as atividades oferecidas estão aulas práticas, workshops com chefs de cozinha e palestras com dicas de carreira. A iniciativa do Instituto Ajinomoto faz parte de uma série de ações sociais alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

Sobre o Instituto Ajinomoto    

O Instituto Ajinomoto foi criado em 1999 e segue a política mundial de responsabilidade social do Grupo Ajinomoto. Seu foco é apoiar ações e projetos voltados à nutrição, saúde e bem-estar, na capital e nas cidades do interior de São Paulo, onde a filial brasileira está instalada. O Instituto, por meio da Filosofia do Grupo Ajinomoto, visa ser reconhecido como uma organização que contribui para a solução de questões sociais por meio de seu conhecimento e tecnologia em nutrição e saúde, em prol de uma sociedade saudável e justa. Para saber mais, acesse: www.institutoajinomoto.com.br.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, além dos produtos da marca Satis!®, que incluem molho shoyu e as linhas Tempera e Empana, Tempera e Dá Molho e Tempera e Dá Liga. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, multinacional japonesa com sede em Tóquio, é líder mundial em aminoácidos. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,2 bilhões no ano fiscal de 2018. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
Tel.: (11) 2894-5607/2548-0720
imprensa.ajinomoto@agenciarace.com.br
Bruno Uehara – Cel.: (11) 99113-6731
Vanessa Assis – Cel.: (11) 97556-9962
Wilson Barros – Cel.: (11) 99607-1746

você está sendo
Redirecionado
Para um link fora de
ajinomoto.com.br

X