03/2021

Hamburguerias: 5 dicas para quem quer começar o negócio


São Paulo, março de 2021 – Os hambúrgueres caíram nas graças dos brasileiros há tempos, e sua popularidade só aumenta. Desde 2018, a refeição é a primeira colocada no ranking de comidas mais pedidas, de acordo com a pesquisa “PosiBox – Preferidas no delivery”. Com a pandemia, houve aumento de 34% no consumo de sanduíches, conforme análise publicada no Consumer Insights, da Kantar. Durante o ano de 2020, o crescimento no número de cadastros de clientes da Ajinomoto® Food Service voltados ao segmento de hamburguerias foi de 186%.

Pensando nesse cenário, a equipe de especialistas da Ajinomoto® Food Service preparou uma lista com dicas para ajudar empreendedores que atuam no ramo ou que têm interesse em iniciar um negócio neste segmento.


• Segmentação
Hambúrgueres são democráticos e versáteis, o que possibilita variações em seu formato. Hoje existem diversos tipos de lanches, desde os clássicos com a esfera de carne com peso de 150g a 180g, até modelos ultra smash (prensados direto na chapa) ou com carne de hambúrguer vegetal. “Estudar o público-alvo, custo e operação na cozinha é fundamental para definir quais opções podem fazer parte do cardápio. Além disso, testes são bastante indicados para garantir o sucesso do menu”, afirma o chef de cozinha e gerente de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil, Matheus Aguiar.


• Blend
A mistura das carnes é o segredo para um bom hambúrguer. Não adianta investir em diversos tipos de lanches sem garantir a qualidade dos ingredientes que vão compor o principal componente da refeição. Cortes dianteiros como acém, peito e pescoço, ou traseiros, como fraldinha, patinho, coxão duro e alcatra são apostas saborosas. É essencial que a combinação do blend seja de 80% de carne e 20% de gordura, que é o truque para dar liga e suculência ao preparo.


• Complementos
Explorar a diversidade de molhos, maioneses, pães e demais ingredientes é uma ótima forma de atrair e manter a clientela. Brincar com combinações pode instigar a curiosidade do consumidor, tornando o cardápio atrativo. “Fornecer opções vegetarianas e veganas no menu é muito recomendado e expande a cartela de clientes do negócio”, comenta Matheus.


• Orientação
Contar com conselhos de especialistas pode ser fundamental na hora de administrar a hamburgueria. Por isso, qualquer estabelecimento comercial poderá buscar suporte da equipe Ajinomoto® Food Service por meio do site www.ajinomotofoodservice.com.br e redes sociais @ajinomotofoodservice, além do portal Meu Negócio (www.ajinomotomeunegocio.com.br), ferramenta gratuita desenvolvida para que o os empreendedores possam gerenciar o negócio de forma fácil e intuitiva.


• Redução de custos
Pensar no custo-benefício dos pratos é a chave para manter o negócio ativo. Por isso, a Ajinomoto® Food Service fornece todo um portfólio de produtos que rendem muito e podem ser utilizados em diversos preparos. “Com as bases de Molho Branco Bechamel, Molho Escuro Demi-Glace e Extrato de Tomate, por exemplo, é possível preparar doze opções de molhos, incluindo molho cheddar com 49% de economia”, explica Matheus.
Para entender melhor a aplicação dos produtos Ajinomoto® Food Service como ingredientes para hamburguerias, selecionamos algumas receitas desenvolvidas pela equipe de especialistas da Ajinomoto do Brasil.


GELEIA DE BACON E CEBOLA
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Elaboração: Sabores Ajinomoto


INGREDIENTES
•    Bacon picado, 2 e meia xícaras (chá) - 250 g
•    Cebola picada, 1 unidade grande - 200 g
•    Açúcar mascavo, 3 colheres (sopa) - 30 g
•    Vinagre de maçã, 3 colheres (sopa) - 45 ml
•    AJI-NO-MOTO®, meia colher (chá) - 2 g
•    Água, 6 colheres (sopa) - 90 ml
•    Molho Escuro Demi-Glace Ajinomoto®, 2 colheres (sopa) - 20 g


MODO DE PREPARO
1.    Em uma panela média, coloque o bacon e leve ao fogo alto para aquecer. Frite por 5 minutos, ou até dourar. Abaixe o fogo, junte a cebola e o açúcar mascavo, e refogue por 5 minutos, ou até murchar bem a cebola.
2.    Acrescente o vinagre e o AJI-NO-MOTO®, e mexa. Aumente o fogo, adicione 75 ml da água, misture e cozinhe por 1 minuto, ou até ferver. Junte o Molho Escuro Demi-Glace Ajinomoto®, mexa e cozinhe por mais 2 minutos, ou até engrossar. Retire do fogo, espere esfriar e sirva em seguida.
 
MOLHO CHEDDAR
Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Elaboração: Sabores Ajinomoto


INGREDIENTES
•    Leite, 2 xícaras (chá) - 400 ml
•    Molho Branco Bechamel Ajinomoto®, 4 colheres (sopa) - 40 g
•    Queijo cheddar em pasta, 1 xícara (chá) - 200 g
MODO DE PREPARO
1.    Em uma panela média, coloque 350 ml do leite e leve ao fogo alto até ferver.
2.    Enquanto isso, em um bowl pequeno, misture o restante do leite com o Molho Branco Bechamel Ajinomoto® e junte ao leite fervido previamente, mexendo sem parar por 3 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo e cubra com filme-plástico. Após esfriar completamente, remova o plástico, adicione o queijo cheddar e mexa por 5 minutos, ou até obter um creme liso.
3.    Sirva em seguida ou utilize em outras preparações.
 
Sobre a área de Food Service
A área oferece um mix de produtos versáteis e práticos de alta performance em rendimento e rentabilidade, destinados a estabelecimentos voltados à alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, hotéis e padarias. Entre os produtos estão o realçador de sabor AJI-NO-MOTO®, os temperos HONDASHI®, SABOR A MI®, AJI-SAL®, Tempero e Caldo SAZÓN® Profissional, Mistura Completa para Milanesa Ajinomoto®, molhos branco bechamel e escuro demi-glace, amaciante de carne, molho e extrato de tomate, creme de cebola, SATIS!® molho shoyu, azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e azeite de oliva tipo único TERRANO™  (os três últimos também estão disponíveis para o varejo), condimento preparado HARMONIX-F® e purê de batatas instantâneo. Confira o portfólio completo de produtos, dicas de receitas para variar seu cardápio e outras soluções no site www.ajinomotofoodservice.com.br.


Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD, produto composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, multinacional japonesa com sede em Tóquio, é referência mundial em aminoácidos. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,4 bilhões no ano fiscal de 2019. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

você está sendo
Redirecionado
Para um link fora de
ajinomoto.com.br

X