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Ajinomoto do Brasil
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Nossos destaques na Mídia

Veja as novidades sobre as principais matérias publicadas pela imprensa sobre a Ajinomoto do Brasil.

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Ajinomoto aposta na ciência dos aminoácidos para promover bem-estar

O conhecimento centenário em AminoScience é a base para inovações da empresa nas áreas de saúde e nutrição, cosméticos, sustentabilidade e mais. [caption id="attachment_8626" align="alignnone" width="600"] (Ajinomoto/Divulgação)[/caption] Com mais de um século de história e pioneirismo, o Grupo Ajinomoto construiu sua trajetória impulsionada por uma abordagem científica única: a AminoScience, ou “ciência dos aminoácidos”. Essa expertise, desenvolvida e refinada ao longo dos anos, é uma das bases de inovação da empresa e fundamental para a criação de soluções utilizadas em diversas áreas, como nas indústrias farmacêutica, cosmética e de saúde e nutrição. Presentes em todos os seres vivos e fundamentais para a vida, os aminoácidos formam as proteínas que compõem grande parte do nosso corpo — incluindo a pele, os músculos, os cabelos e os órgãos. Além disso, eles também são importantes para a aplicação direta em produtos como xampus e cosméticos, fórmulas infantis, suplementos alimentares, medicamentos e dietas hospitalares. No Brasil, a Ajinomoto é a única companhia que produz aminoácidos para uso humano, combinando inovação, pesquisa e compromisso com o bem-estar. Segundo a empresa, o investimento em tecnologia de ponta aumenta a eficiência na produção desses compostos. Para o consumidor, isso se reflete em produtos com aroma e sabor mais agradáveis. Na nutrição esportiva, por exemplo, o aminoVITAL® GOLD, principal suplemento da Ajinomoto para atletas e praticantes de atividades físicas, é formulado com nove aminoácidos essenciais, entre eles os de cadeia ramificada (BCAAs). O produto estimula a síntese de proteínas musculares, favorece o balanço proteico positivo, reduz a perda de massa muscular e auxilia na preservação da massa magra. Mais sabor, menos sódio Outra frente relevante da atuação da Ajinomoto, e que está totalmente vinculada à expertise em AminoScience, é a promoção do umami, conhecido como o quinto gosto básico do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. Descoberto pelo cientista japonês Kikunae Ikeda em 1908, o umami é proporcionado pelo glutamato, aminoácido presente naturalmente em alimentos como tomates, carnes, queijos e algas — e até no leite materno. A descoberta do umami levou à criação do glutamato monossódico (MSG), patenteado em 1909 com o nome AJI-NO-MOTO®. O grande destaque do produto é que ele não apenas realça o sabor dos alimentos como também desempenha um papel importante na redução de sódio na dieta: o MSG contém dois terços menos sódio do que o sal de cozinha. Com isso, ao substituir metade do sal por AJI-NO-MOTO® é possível reduzir em até 37% o teor de sódio das preparações. Biociclo e sustentabilidade na produção O conceito de AminoScience também permite à Ajinomoto promover um sistema alimentar mais sustentável por meio do Biociclo, um processo circular com base na fermentação da cana-de-açúcar com o uso de microrganismos. Essa tecnologia possibilita a produção de aminoácidos com menor impacto ambiental, e, além disso, gera um coproduto rico em aminoácidos benéficos para a agricultura. Em vez de descartar esse coproduto, a Ajinomoto o transforma em fertilizantes voltados para o agronegócio, promovendo maior absorção de nutrientes pelas plantas e contribuindo para lavouras mais saudáveis e produtivas. Dessa forma, a empresa alia inovação científica à sustentabilidade, valorizando cada etapa do processo produtivo e reforçando seu compromisso com a economia circular. Os exemplos mostram como a atuação da Ajinomoto combina a inovação em produtos com a construção de um futuro mais saudável e sustentável, integrando ciência, nutrição e responsabilidade ambiental. Com a AminoScience como motor dessa transformação, a empresa continua a desenvolver soluções que atendem às necessidades da sociedade, contribuindo para um planeta mais equilibrado e uma vida com mais sabor e saúde.

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Sazón lança caldo em pó com dois sachês

O produto vem em embalagens de 11g, com sachês divididos em 5,5g cada A Sazón, marca de temperos e caldos em pó da Ajinomoto do Brasil, amplia seu portfólio de caldos em pó e apresenta Caldo Sazón 2 Sachês, nos sabores galinha e carne. Com rápida dissolução, a nova versão do produto reforça a praticidade no preparo, sem deixar resíduos ou pedaços. “Vamos mostrar como a novidade é a solução para quem quer economizar sem abrir mão de muito sabor e praticidade para o dia a dia”, destaca Thiago Campos, gerente de Marketing da Ajinomoto do Brasil. As vendas do Caldo SAZÓN 2 Sachês se iniciam em abril, com envelope de 11 g, dividido em 2 sachês de 5,5 g (cada sachê equivale ao mesmo rendimento de um cubo).

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Ajinomoto irá fornecer adubos para estudos no programa de recuperação de pastagens

Empresa vai fornecer bioestimulantes para serem usados na regeneração de terras cultiváveis em uma fazenda-modelo. [caption id="attachment_8639" align="alignnone" width="600"] Masaki Kaneko: Ajinomoto vai fornecer bioestimulantes para fazenda-modelo — Foto: Divulgação[/caption] Tradicionalmente conhecida na indústria de alimentos por seus temperos, a japonesa Ajinomoto também atua no agronegócio, com a fabricação de fertilizantes minerais e organominerais. E os adubos da empresa produzidos no Brasil serão utilizados nos primeiros estudos práticos do programa nacional de recuperação de pastagens degradadas. A medida faz parte de uma parceria entre os governos do Brasil e Japão, selada no mês passado, com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão. “Fomos selecionados pelo governo japonês para ser um dos parceiros nesse projeto”, afirma Masaki Kaneko, diretor de Agronegócios e Food Ingredients da Ajinomoto do Brasil. Segundo ele, a empresa não investirá recursos diretamente no projeto, mas vai fornecer bioestimulantes para serem usados na regeneração de terras cultiváveis em uma fazenda-modelo. Lá serão mensurados alguns dos primeiros resultados do programa. Os volumes ofertados e períodos de aplicação ainda estão em discussão. A vigência do projeto com a Ajinomoto começa neste mês e vai até março de 2026. De acordo com Cesar Augusto Vilela, gerente de Agronegócios da Ajinomoto do Brasil, o processo de produção de fertilizantes da companhia tem o formato de um “biociclo”. O bioestimulante é feito a partir da cana-de-açúcar, como um coproduto do processo industrial da linha de temperos. “Após a moagem da cana, adicionamos uma bactéria de fermentação dentro do caldo e desse processo extraímos aminoácidos. Adicionamos micro e macronutrientes nesse caldo, que é bom para a agricultura, e em outra empresa seria desperdiçado”, diz Vilela. Esse caldo enriquecido é a base para os 14 tipos de adubos da empresa. São usados em lavouras de cana ou outras culturas que usem aminoácidos. “A gente pode dizer que o produto vem na cana, dá a volta na produção toda e volta para cana”, afirma. A Ajinomoto tem quatro fábricas de fertilizantes em São Paulo. Cerca de 40% do insumo vai para o segmento de frutas, sobretudo uva, manga e banana. Há também fornecimento para cultivos de café, grãos, eucalipto e pastagem. Em 2023, a Ajinomoto do Brasil faturou R$ 3,5 bilhões, divididos entre os negócios de nutrição humana, food ingredients, nutrição animal, higiene/ beleza/ farmacêutico, e o agronegócio. A Ajinomoto também produz fertilizantes na Tailândia, Vietnã, Indonésia, Peru e Espanha.

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“Meu foco será voltado ao cliente, sustentabilidade e inovação”, diz nova CEO da Ajinomoto Brasil

Naoko Yamamoto é a primeira mulher a presidir a companhia no país, após 30 anos de experiência no grupo global [caption id="attachment_8622" align="alignnone" width="600"] Naoko Yamamoto, nova presidente da Ajinomoto do Brasil: “Tenho a missão de continuar fortalecendo os negócios e expandindo segmentos que vão além das marcas de varejo” (Ajinomoto/Getty Imagens)[/caption] O Grupo Ajinomoto, multinacional japonesa, anuncia Naoko Yamamoto como presidente da Ajinomoto Brasil. É a primeira vez que a operação brasileira terá uma mulher na liderança, em quase 70 anos de atuação no país. A executiva assume a cadeira de CEO no lugar de Shigeo Nakamura, que se tornou presidente global do Grupo Ajinomoto em fevereiro. Yamamoto iniciou na companhia em 1991, na filial Fukuoka, no Japão. Em cargos de liderança, ela já assumiu a presidência da empresa na Malásia e já atuou como gerente geral global de RH. “Tenho mais de 30 anos de experiência profissional no Grupo Ajinomoto e, ainda assim, tenho uma nova oportunidade de me desafiar. Agora, ao assumir a presidência da empresa no Brasil, direcionarei meus esforços para manter o cliente no centro da nossa estratégia, ao mesmo tempo em que expandimos iniciativas voltadas para sustentabilidade e inovação”, afirma Yamamoto. No Brasil, a executiva também chega com o foco de expansão para além das marcas de varejo. “A operação no Brasil é a única que produz aminoácidos para uso humano e empregamos mais de três mil funcionários em nossa sede administrativa e em quatro fábricas no interior do estado de São Paulo. Nesse contexto, também tenho a missão de continuar fortalecendo os negócios e expandindo segmentos que vão além das marcas de varejo”, afirma a presidente. Sobre a Ajinomoto no Brasil A Ajinomoto do Brasil está presente no país desde 1956 e atua como referência na área de aminoácidos, com forte presença no varejo por meio de marcas como Tempero SAZÓN, Refrescos MID, Sopas VONO e AJI-NO-MOTO. A empresa também opera no segmento de food service e fornece insumos para diversas indústrias, incluindo as de alimentos, cosméticos, esportes, farmacêutica, nutrição animal e agronegócio. Com foco em soluções baseadas na ciência dos aminoácidos (“AminoScience”), desenvolve produtos a partir de processos sustentáveis, como o Biociclo. Possui quatro fábricas no interior paulista, sede em São Paulo e cerca de 3 mil colaboradores no Brasil. Atende tanto o mercado interno quanto o externo. Em 2023, registrou faturamento de R$ 3,3 bilhões no Brasil e US$ 9,9 bilhões globalmente. O Grupo Ajinomoto está presente em mais de 130 países, com 116 fábricas e mais de 34 mil funcionários.

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Evento do setor de alimentação divulga dados exclusivos do relatório de felicidade global

Ajinomoto do Brasil apresentou dados exclusivos sobre alimentação e felicidade, novos direcionamentos estratégicos para a divisão de Alimentos da companhia e anunciou o lançamento de AminoMov [caption id="attachment_8654" align="alignnone" width="600"] (Ajinomoto do Brasil/Divulgação)[/caption] Um estudo anual do Grupo Ajinomoto influenciou diretamente a seção “Alimentação” do World Happiness Report, relatório divulgado pela ONU na última quinta-feira (20) que mostrou que o Brasil subiu oito posições no ranking mundial de felicidade. O capítulo, incluído pela primeira vez no documento, foi inspirado no “Relatório de Bem-estar através da Culinária”, realizado pelo Grupo Ajinomoto desde 2022 com a análise dos hábitos alimentares em 147 países. A empresa, dona de marcas conhecidas, como SAZÓN, MID e VONO, aproveitou a relação direta entre os estudos para realizar o evento Amino For Life, com divulgação de dados exclusivos, reforço do posicionamento no mercado e lançamento de novo produto. O brasileiro fica feliz cozinhando e comendo entre os chegados Os dados do capítulo dedicado à alimentação, revelados durante o evento, informam: Os brasileiros têm uma frequência média de 4,8 almoços e 4,6 jantares semanais com amigos ou familiares 64% deles sentem prazer em cozinhar. Pois é. O brasileiro tem uma forte relação com a comida como meio de socialização e lazer. A Ajinomoto aproveitou a presença dos profissionais da saúde e influenciadores convidados para também reforçar suas metas a longo prazo. Novos pilares baseados em dados sólidos Os quatro novos direcionamentos estratégicos para a área de Alimentos que foram anunciados no evento e, a partir de 2025, nortearão a jornada da Ajinomoto do Brasil até 2030: Mudança de estilo de vida Refeições cheias de sorrisos Amadurecimento saudável Diversidade amazônica, com parcerias que promovem a biodiversidade local. Para Adriana Moucherek, diretora de Comunicação, Marketing Food Service, Trade, E-commerce, Digital, Inovação e Inteligência de Dados da Ajinomoto do Brasil, os dados reforçam a importância dos novos pilares da companhia. “Se uma grande parte da população já aprecia cozinhar, nosso papel é oferecer mais praticidade, variedade e novas ideias, potencializando esse prazer e tornando a experiência ainda mais especial”, destaca a executiva. Talk para lançamento de novo produto O evento também foi palco para o lançamento do AminoMov, suplemento alimentar para pessoas acima de 40 anos e especialmente importante para mulheres na menopausa. Como parte da estratégia de lançamento, foi realizado o talk “Caminhos para um futuro de vitalidade e bem-estar”, mediado por Silvia Ruiz, jornalista e colunista da Ageless UOL. A conversa contou com a participação de: Aline Wirley, atriz e influenciadora Andréia Naves, nutricionista e idealizadora do SPORTIA Renata Teixeira, gerente de P&D Suplementos da Ajinomoto do Brasil. Ela explorou temas como os desafios das mulheres no amadurecimento, mudança de mentalidade e autoestima, a importância da alimentação e suplementação na busca por qualidade de vida, bem como os benefícios do AminoMov neste processo. "Estamos sempre em busca de inovação, independentemente do cenário econômico ou social. Por isso, acompanhamos de perto as principais tendências de consumo para desenvolver soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas", afirma Moucherek.

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Corpo bem nutrido garante saúde muscular, óssea e bem-estar

Evento reúne influenciadoras, nutricionistas e entusiastas do tema para falar sobre o processo de amadurecimento e apresenta novidade para apoiar essa jornada [caption id="attachment_8646" align="alignnone" width="600"] Promovido pela Ajinomoto do Brasil, evento Amino for Life reuniu influenciadoras, nutricionistas e entusiastas do tema para discutir essa fase da vida da mulher. — Foto: Marcelo Pereira/G.Lab[/caption] O tema do amadurecimento saudável com foco em nutrição esteve no centro das discussões do evento Amino for Life, que reuniu influenciadoras, nutricionistas e entusiastas do tema, em São Paulo (SP), na última quinta-feira (20). O encontro foi marcado pela divulgação do Relatório Mundial da Felicidade, uma publicação anual da Gallup com o Oxford Wellbeing Research Center que avalia a satisfação das pessoas com a vida e que, este ano, incluiu um capítulo inédito sobre alimentação. A pesquisa global, apoiada pelo Grupo Ajinomoto, da qual faz parte a Ajinomoto do Brasil, atesta que o prazer de cozinhar e o ato de comer em comunidade deixam as pessoas mais felizes. “As conexões criadas por meio da comida são um tema estratégico para a nossa empresa, que tem a missão de contribuir para o bem-estar da população”, reforçou Eduardo Bonelli, diretor de Marketing, Varejo, Vendas e Customer Services. Nesse sentido, a marca promoveu um bate-papo para discutir os caminhos para um futuro de vitalidade a partir de boas escolhas. Com foco no amadurecimento saudável – segundo o IBGE, 29 milhões de mulheres no Brasil estão entre a menopausa e o climatério –, as convidadas falaram das mudanças do corpo nessa fase e suas iniciativas diárias para uma jornada mais feliz. No palco, estiveram presentes: Renata Teixeira, gerente de P&D e Suplementos da Ajinomoto do Brasil; Aline Wirley, atriz e cantora; Andréia Naves, nutricionista, e idealizadora do Sportia, um ecossistema para nutricionistas esportivas; e a jornalista Silvia Ruiz, que mediou o papo. [caption id="attachment_8647" align="alignnone" width="600"] Evento Amino for Life teve bate-papo com: (da esquerda para a direita) a jornalista Silvia Ruiz; Andréia Naves, nutricionista; Aline Wirley, atriz e cantora; e Renata Teixeira, gerente de P&D e Suplementos da Ajinomoto do Brasil. — Foto: Marcelo Pereira/G.Lab[/caption] O papel dos aminoácidos “Tenho 48 anos e sinto que estou no melhor momento da minha vida. Envelhecer é fisiológico, mas nós decidimos como será o processo. E essa é uma escolha que precisamos fazer enquanto ainda somos jovens”, alertou Andréia Naves. Um dos pontos mais destacados pela especialista foi a importância de combinar a atividade física com uma dieta adequada, rica em aminoácidos, para manter a massa muscular. Práticas que Aline Wirley incorporou ao seu dia a dia justamente pensando em ter um futuro saudável. “Ir à academia é inegociável. Além de entender que é necessário, depois de um treino eu sinto bem-estar de verdade. Estou hoje em um dos meus melhores momentos e eu construí isso com bons hábitos, alimentação equilibrada e suplementos, ouvindo meu corpo”, frisou. Renata Teixeira, da Ajinomoto do Brasil, reforçou o papel fundamental que os aminoácidos desempenham no processo do amadurecimento saudável. “Eles aumentam a capacidade de produção da massa muscular, possuem um papel importante na função cognitiva pela produção de neurotransmissores e ainda auxiliam na reparação da mucosa intestinal”, listou. Vale ressaltar que os chamados aminoácidos essenciais não são produzidos pelo corpo e a ingestão deles deve ser equilibrada e suficiente para garantir o bom funcionamento do organismo. Nesse sentido, os suplementos entram como aliados. “Voltando à questão da felicidade, 65% dos brasileiros associam o consumo de suplementos a um hábito de bem-estar”, disse Renata. Lançamento do AminoMov A Ajinomoto aproveitou a oportunidade para apresentar o novo produto que integra seu portfólio no segmento de Nutrição para Saúde, o AminoMov. “Aliamos a expertise da marca no Japão, que é líder no mercado de aminoácidos, às necessidades dos brasileiros e criamos um produto diferenciado para a nossa população”, afirmou André Igi, gerente de Nutrição para Saúde e Esporte da operação no Brasil. [caption id="attachment_8648" align="alignnone" width="600"] AminoMov é um suplemento alimentar composto por nove aminoácidos essenciais combinados com cálcio e vitaminas B6, C e D, que auxiliam na manutenção da massa muscular e óssea. — Foto: Marcelo Pereira/G.Lab[/caption] A fórmula se destaca no mercado por combinar na mesma composição nove aminoácidos essenciais e vitamina B6 que auxiliam na construção de massa muscular, a partir da combinação com o cálcio e vitamina D, contribuindo com a densidade óssea. O suplemento também é fonte de vitamina C. “O AminoMov é recomendado especialmente para as mulheres, acima de 40 anos, no amadurecimento saudável, mas também pode ser consumido por homens nessa faixa etária”, afirmou Igi. “Com o AminoMov, reforçamos nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras que atendam às necessidades de cada fase da vida, priorizando a saúde em todas as idades”, afirma Renata Teixeira, gerente de área de P&D e Suplementos da Ajinomoto do Brasil. Vendido em sachês, o produto está disponível nos sabores baunilha com limão, e maracujá e deve ser diluído em 250 ml de água gelada ou leite.

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Ajinomoto volta a crescer no mercado brasileiro de fertilizantes especiais

Vendas aumentaram dois dígitos no ano passado, e cenário é positivo para 2025 [caption id="attachment_8641" align="alignnone" width="600"] Fábrica da Ajinomoto em Limeira, no interior paulista (foto: Divulgação)[/caption] Nem só de temperos vive  a Ajinomoto. Fundada em 1909 no Japão, a companhia é uma das maiores produtoras de aminoácidos do mundo, e essas moléculas estão por trás do crescimento das vendas de fertilizantes especiais da multinacional no Brasil, onde está presente desde 1956. Depois das turbulências que afetaram os mercados brasileiro e global de nutrição vegetal após a invasão russa na Ucrânia, o negócio voltou a avançar em ritmo forte no ano passado e o cenário também é positivo em 2025. Nesse segmento, a Ajinomoto trabalha com duas linhas básicas de produtos, mas tanto aqueles que são aplicados no solo quanto os foliares, mais elaborados, têm a cana como insumo principal, enriquecida com os aminoácidos produzidos pela empresa. Na década encerrada em 2022, as vendas da múlti nessa frente no Brasil aumentaram dois dígitos por ano, em média, mas a tendência foi interrompida em 2023, quando houve estabilidade diante das fortes oscilações de preços dos fertilizantes em geral. Mas a retomada não demorou. O atual ano-fiscal da companhia vai terminar no fim deste mês, mas César Vilela, gerente da Unidade de Agronegócios da Ajinomoto do Brasil, adiantou que o aumento das vendas de fertilizantes especiais da múlti no país voltou a ser de dois dígitos em 2024. “O agronegócio é muito resiliente no Brasil, e a tendência é que 2025 [o exercício começará em abril] seja outro bom ano”, disse o executivo ao NPagro. Lavouras de café absorvem cerca de 30% dos produtos comercializados. Uva, banana e manga. respondem por 40%, e os grãos (milho e soja) representam 10%. Os fertilizantes especiais da Ajinomoto são produzidos em duas fábricas em São Paulo, nos municípios de Laranjal Paulista e Limeira, e negociados basicamente por meio de revendas de insumos. São aproximadamente 250 parceiros em todo o país – exceto na região Norte, em decorrência dos fretes elevados. Em geral, custam entre 5% e 10% mais que a ureia, por exemplo, mas são capazes de ampliar entre 10% e 15% a produtividade das plantações, de acordo com Vilela. Do faturamento total da Ajinomoto do Brasil, que supera R$ 3 bilhões por ano, respondem por entre 1% e 2%.. Outro diferencial realçado por Vilela é que a produção dos fertilizantes se dá por um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o ambiente  em sua aplicação. As linhas mais básicas, usadas no solo, respondem pelo maior volume de vendas, mas os fertilizantes foliares, mais sofisticados, oferecem maiores margens. Em boa parte dos casos, ambas as linhas são aplicadas de forma complementar. Conforme Vilela, ainda há grande potencial de crescimento para os foliares, mesmo nas culturas que já são atendidas pela companhia.

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Como capturar as nuances emocionais para moldar uma estratégia?

Esse elemento da vida de uma marca é um guia vivo que deve equilibrar clareza, criatividade e mensurabilidade. Com 20 anos dedicados ao marketing, vejo que entre os pilares de estratégia, criatividade, execução e resultados, a primeira ainda deve ser vista como uma base essencial, por definir os objetivos de uma campanha e traçar os caminhos necessários para alcançá-los. Mais do que um documento estático, a estratégia é um guia vivo que deve equilibrar clareza, criatividade e mensurabilidade. Uma estratégia bem-sucedida começa com um entendimento profundo das necessidades, desejos e tensões do consumidor. Trata-se de uma etapa que vai além de dados demográficos ou comportamentais: é preciso capturar as nuances emocionais que devem moldar suas decisões estratégicas. Quando essa compreensão está conectada a objetivos de negócio claros, conseguimos abrir espaço para que a criatividade cumpra um papel transformador. Não basta ter uma visão inovadora sem que esta seja significativa, entregue valor e gere um impacto real. Para exemplificar, uma comunicação pode abordar questões que tradicionalmente ficam fora da publicidade, como tensões familiares ou dilemas sociais, e fazê-la de forma respeitosa e autêntica. O resultado dessa abordagem não se refere apenas à esfera emocional, uma vez que cria relevância, transforma percepções e posiciona a marca como parte ativa na vida das pessoas. Quando esse impacto emocional vem sustentado por resultados mensuráveis, temos o equilíbrio perfeito entre ousadia criativa e eficácia estratégica. Um verdadeiro match publicitário! Já ouviu falar em criatividade com propósito? Significa ir além de surpreender ou entreter, mas criar conexões que ressoam além da superfície. Para mim, esse conceito é o que define as campanhas mais memoráveis, que entendem profundamente o contexto cultural e emocional em que operam, com a capacidade de causar a tal da identificação genuína — o tipo de efeito que permanece com o consumidor muito depois do término de um comercial ou de uma publicação nas redes sociais. Uma prática que aplicamos regularmente é a definição clara de métricas de eficiência e impacto, conectando criatividade e resultados. Em campanhas sobre nutrição e desperdício alimentar, por exemplo, combinamos mensagens emocionais com ações mensuráveis, como aumento na conscientização e mudança de comportamento do consumidor. Outro ponto que merece destaque e que não devemos esquecer: o papel das tendências emergentes no mercado. A digitalização acelerada, o foco em sustentabilidade e as questões de diversidade e inclusão têm moldado tanto as expectativas do público quanto as estratégias das marcas. Essas mudanças nos inspiram a revisar constantemente nossa abordagem, buscando inovações que se conectem às necessidades do consumidor contemporâneo. Vi na prática, durante minha participação no júri do Effie Awards 2024, organizado no Brasil pelo Meio & Mensagem, iniciativas que equilibram estratégia, criatividade e impacto. Tenho uma enorme paixão por campanhas que trazem mais do que conversas, mas entregam resultados. Foi uma oportunidade de aprofundar minha visão e refletir sobre o que realmente define o sucesso de uma ação publicitária, além de proporcionar aprendizados e conexões valiosas. Durante as avaliações, destacaram-se aqueles que conseguiram traduzir insights poderosos em ações que capturaram a essência de um propósito maior. Isso exige coragem para fugir do lugar-comum e sensibilidade para entregar valor de forma que ressoe com o público-alvo. Mais do que um reconhecimento de campanhas, o Effie Awards nos lembra que o maior perigo do sucesso é a acomodação. O que eu aprendi? Desafie-se a elevar constantemente a barra, com ideias que fazem a diferença para as pessoas e para o negócio. Por fim, acredito que nosso papel como líderes de marketing vai além de definir e garantir a execução das estratégias de marketing e comunicação. É sobre inspirar equipes, parceiros e o setor como um todo a adotar práticas mais ousadas, conectadas e transformadoras. Que possamos, juntos, continuar transformando necessidades em soluções com histórias emocionantes.

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Ajinomoto do Brasil traz visibilidade para os aminoácidos

Marca lança campanha corporativa para aumentar o reconhecimento do público para além do setor alimentício [caption id="attachment_8635" align="alignnone" width="600"] (Ajinomoto/Divulgação)[/caption] Basta uma pesquisa rápida para descobrir que a discussão sobre aminoácidos ainda está voltada majoritariamente para o segmento de nutrição e saúde. Mas você sabia que eles estão presentes em diversas indústrias? Encabeçando pesquisas científicas sobre o uso das unidades formadoras de proteína e seus derivados, a Ajinomoto, marca que é referência mundial em aminoácidos, lança sua primeira campanha corporativa. Por meio do conceito “Amor a gente sente. Em todos os momentos, Ajinomoto”, a companhia deseja disseminar sua atuação, bem como reforçar seu compromisso nos pilares de Saúde & Nutrição e também Sustentabilidade. Através da entrega de produtos de qualidade e de um sistema alimentar sustentável, a companhia atua para proporcionar bem-estar às pessoas, à sociedade, e ao planeta. Segundo Shigeo Nakamura, presidente da Ajinomoto do Brasil, ao se consagrar como única companhia que produz aminoácidos para o uso humano no Brasil, a marca quer dar visibilidade para o potencial que a alternativa oferece, além de sabor e nutrição para as refeições. “O Grupo Ajinomoto é referência em aminoácidos, e há mais de 100 anos, oferece além de produtos para consumidores, soluções para diversas indústrias. Estamos presentes em cada momento do dia, desde a manhã até o anoitecer, garantindo sabor, saúde e inovação”. AminoScience Por meio da expertise em AminoScience, a ciência dos aminoácidos, a companhia amplia a capacidade de inovação e oferece oportunidades que atendem tanto à indústria quanto ao consumidor final. Nakamura cita importantes segmentos como referência desta colaboração: “no setor farmacêutico, os aminoácidos são utilizados na produção de medicamentos e insumos; na indústria cosmética, agregam diferencial e valor, fornecem hidratação e firmeza para pele e atuam na restauração e proteção térmica dos cabelos”. Com o slogan “Amor a gente sente. Em todos os momentos, Ajinomoto”, a marca aposta na afetividade e qualidade dos seus produtos, investindo em ciência e tecnologia. “O time de nutrição da Ajinomoto do Brasil trabalha para melhorar a expectativa de vida das pessoas, desenvolvendo receitas para reduzir o consumo de sódio com deliciosidade e promovendo a composição de uma alimentação equilibrada. Além disso, a área de Pesquisa & Desenvolvimento está constantemente trabalhando em lançamentos de novos produtos que estejam alinhados às demandas dos consumidores. Assim, a companhia se empenha na oferta de produtos que contribuam para a saúde e bem-estar das pessoas”, finaliza Nakamura. Pioneirismo O Grupo Ajinomoto é pioneiro na técnica de fermentação em escala industrial e tem como diferencial a utilização de matérias-primas de fontes naturais e renováveis. Seu processo circular de produção sustentável, conhecido como Biociclo, transforma coprodutos em fertilizantes, reduzindo o impacto ambiental e garantindo produtos de alta qualidade. A empresa tem 100% de reaproveitamento ou reciclagem de resíduos sólidos e registra avanço significativo ao substituir caldeiras de gás natural por caldeiras de biomassa em suas fábricas. Atualmente, 100% da energia utilizada nas unidades fabris provém de fontes sustentáveis. Em relação à conservação de recursos hídricos, a Ajinomoto do Brasil conseguiu reduzir o consumo de água em sua produção em 77% nos últimos anos. Além disso, a companhia trata seus efluentes para que sejam devolvidos ao meio ambiente de acordo com rigorosos padrões internacionais e com melhor qualidade do que na própria captação.  

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