Not support Recaptcha Ir direto ao conteúdo
Ajinomoto do Brasil
Seta
Região País/Região
Seta
Inovação

Inovação

Ajinomoto do Brasil é reconhecida por projeto social na 3ª edição do Prêmio Impactos Positivos

Ajinomoto do Brasil é reconhecida por projeto social na 3ª edição do Prêmio Impactos Positivos

Companhia leva o troféu na categoria Ecossistema de Impacto através do Projeto Trade Comunidades

São Paulo, dezembro de 2022 – A história do processo de produção artesanal, o incentivo à economia circular, além da utilização de produtos sustentáveis, faz parte da missão do Projeto Trade Comunidades  realizado pela divisão área de Trade, da Ajinomoto do Brasil, com o intuito de unir a redução dos impactos ambientais e a geração de empregos. A excelência deste trabalho foi reconhecida pelo Sebrae Nacional e a sociedade civil como o melhor Ecossistema de Impacto, na 3ª edição do Prêmio Impactos Positivos, realizada na quarta-feira (3), na sede do Cubo Itaú, em São Paulo.

Conhecida como ‘Oscar do Bem’, a iniciativa tem o objetivo de reconhecer empresas e organizações desenvolvedoras de projetos, iniciativas e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade. Desta forma, acabam por contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Por 3.403 votos, o Trade Comunidades levou o troféu criado pelo artista plástico Ciro Schu, na categoria Ecossistema de Impacto. A vitória foi recebida por Ubiratan Souza, um dos idealizadores do projeto, e representante da Ajinomoto na cerimônia

“O Projeto Trade Comunidades valoriza a diversidade cultural do Brasil e entende que o que é produzido vai além de materiais de pontos de vendas e brindes. Carregam uma linda história por trás com itens que fazem parte dos costumes de cada região. Com a pandemia da Covid-19, as vendas dos artesãos, que em grande parte dependem do turismo, caíram drasticamente. Nós vimos uma oportunidade de ajudar esse público a se reinventar. Receber esse reconhecimento é gratificante para nossa equipe.”, afirma Juliana Caro, gerente de Trade.

Com a premiação, além da visibilidade e networking com importantes parceiros, o projeto da Ajinomoto do Brasil conquistou diversos  benefícios, como:  um ano de associação ao Instituto Capitalismo Consciente Brasil na Categoria Startup-MPE; mentorias especializadas, pelo prazo de 6 meses; vaga no Programa Master em Governança (Gonew); aplicação sem custo da Pesquisa no plano básico para as empresas dos projetos ganhadores (humanizadas).

Trade Comunidades

Voltado para a inserção de artesãos na cadeia de fornecimento da empresa como micro fornecedores regionais, o Projeto Trade Comunidades é uma rede sustentável de fornecedores, através de comunidades que utilizam técnicas regionais passadas de geração em geração, como o artesanato, costura, a cerâmica e a cestaria. Os artesãos produzem brindes e materiais direcionados aos pontos de vendas da Ajinomoto do Brasil, não utilizando plástico em sua composição.

Até o momento, mais de 15 mil itens já foram produzidos e o Trade Comunidades contribui também para que os artesãos profissionalizem seus negócios e gerem mais renda. Além de ajudar na economia, ao provocar mais de 242 empregos indiretos e impactar cerca de 1000 pessoas nas oito comunidades que fazem parte do projeto atualmente. A iniciativa da Ajinomoto do Brasil também colabora na preservação do meio ambiente, através da redução de emissão de CO2 deslocando menos caminhões para as entregas.

“Por meio do incentivo aos pequenos negócios e a economia local, a Ajinomoto do Brasil evitou a produção de cerca de cerca de 1,7 toneladas de plástico, optando por materiais sustentáveis, que além de ajudarem o meio ambiente, mostraram-se mais resistentes e com qualidade superior aos materiais utilizados anteriormente. Também oferecemos consultoria sobre empreendedorismo para a comunidade, porque para nós isso vai muito além de um investimento, é preservar e integrar nossa cultura”, pontua Juliana.

Inscrições abertas

Perante os resultados, a gerente informa que o projeto está ampliando a busca por mais comunidades que desenvolvem produtos sustentáveis para serem usados como brindes e materiais de pontos de vendas. Os interessados devem se inscrever através do e-mail: time_trade@br.ajinomoto.com. “A expectativa é expandir o Projeto Trade Comunidades e, assim, retribuir para a população a receptividade que eles têm com os produtos da Ajinomoto do Brasil”, finaliza.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL

  • Race Comunicação
  • imprensa.ajinomoto@agenciarace.com.br
  • Milene Rolan – Cel.: (11) 99246-5780
  • Jones Araújo – Cel.: (71) 99347-1217
  • Eldra La Fonte – Cel.: (11) 99462-5903
  • Michele Colombo – Cel: (11) 98278-1091
  • Wilson Barros – Cel.: (11) 99607-1746

Você sabia que a Ajinomoto não faz só produtos alimentícios?

Também somos líderes na produção de aminoácidos e trabalhamos fornecendo matérias-primas e produtos para diversas áreas.

Conheça

Ainda temos muito para inovar pela frente!

Acompanhe nossas novidades para não perder nada.