O Grupo Ajinomoto, em conformidade com as normas vigentes e o Sistema Ajinomoto de Garantia da Qualidade (ASQUA), seleciona os fornecedores e também gerencia e inspeciona cada lote de material adquirido. Além disso, o Grupo Ajinomoto executa avaliações regulares e auditorias de qualidade nos fornecedores com base em avaliações de risco, oferecendo sugestões e orientações para melhorar o nível da garantia da qualidade.
Regulamentações de resíduos foram definidas em cada país, de modo que os pesticidas residuais nos alimentos não representem risco para a saúde da população. O Grupo Ajinomoto, de forma a garantir a segurança das matérias-primas de origem vegetal, realiza o gerenciamento dos pesticidas aplicados nas lavouras de acordo com as especificações estabelecidas e, em casos específicos, avalia seus níveis residuais através de análises no produto final.
Espera-se que a tecnologia OGM tenha um papel importante na redução dos problemas ambientais, de produtividade e na escassez de alimentos. Plantações geneticamente modificadas, por exemplo, podem ser mais resistentes a insetos e, com isso, requerer menor utilização de defensivos. Em caso de utilização desta tecnologia, o Grupo Ajinomoto cumpre as regras de uso e rotulagem de ingredientes OGM e seus derivados, assegurando aos consumidores/clientes as informações em conformidade com as regulamentações aplicáveis de cada país.
O Grupo Ajinomoto, em concordância com o Padrão de Rastreabilidade do Sistema Ajinomoto de Garantia da Qualidade (ASQUA), estabelece um sistema de rastreabilidade que permite rastrear rapidamente o histórico do processo, desde informações sobre a matéria-prima utilizada nos produtos até a sua fabricação e transporte.