Sobre nós

Saiba mais sobre a nossa história e como estamos mudando o mundo.

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios.

Conheça as nossas áreas de atuação:

Agronegócios

Soluções com tecnologia e inovação para o campo
Produz e comercializa fertilizantes especiais para fertirrigação, para solo e foliares. São produtos que possuem aminoácidos em sua composição e melhoram a qualidade e a produtividade da plantação. Com atuação principalmente nas culturas do café, hortícolas e frutas, como manga e tomate.

Alimentos

Praticidade no dia a dia
Produz e comercializa produtos para o consumidor final e para o varejo internacional. A área também é responsável pela comercialização de produtos para food service, utilizados em restaurantes, bares e estabelecimentos de alimentação fora do lar.

AminoScience

Versatilidade dos aminoácidos
Responsável pela fabricação e comercialização de aminoácidos e derivados, utilizados pelas indústrias alimentícias, farmacêutica, cosmética, de nutrição especializada e funcional.

Essas matérias-primas agregam inúmeros benefícios à medicamentos, suplementos nutricionais, formulações infantis, dietas hospitalares, além de cosméticos como xampus e maquiagens, entre outros itens de consumo voltados para a saúde e o bem-estar humanos.

Food Ingredients

Soluções para a indústria alimentícia
A área de Food Ingredients produz e comercializa soluções para as indústrias alimentícias, com o intuito de contribuir com uma melhor nutrição, oferecendo produtos de qualidade e soluções inovadoras, além de auxiliar seus clientes a desenvolver produtos mais saborosos e saudáveis, para conquistar vantagens competitivas no segmento alimentício.

Nutrição Animal

Benefícios e soluções que geram valor
A inclusão balanceada dos aminoácidos garante a qualidade nutricional das rações e contribui para uma produção economicamente sustentável e amigável ambientalmente.

Origem

Em 1908, o Dr. Kikunae Ikeda, pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio, descobriu, a partir de experimentos com algas marinhas, um quinto gosto – além dos quatro já conhecidos (doce, salgado, azedo e amargo) – e o chamou de umami, que em japonês significa “saboroso”.

Fundação

Em 1909 nasce a empresa Ajinomoto, cujo nome, de origem japonesa, significa “essência do sabor”. A companhia é líder mundial em aminoácidos e sua matriz está localizada em Tóquio, no Japão. O Grupo Ajinomoto está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo.

Nossa filosofia

Global

Mensagem Corporativa
Alimente-se Bem, Viva Bem.

Missão

Contribuir para a alimentação e o bem-estar em todo o mundo e para uma vida melhor no futuro.


Visão

Contribuir para um maior bem-estar para as pessoas do mundo todo, utilizando o poder dos aminoácidos para solucionar problemas de alimentação e saúde, associados a hábitos alimentares e ao envelhecimento da população.

Até 2030:

  • • Ajudar a ampliar a expectativa de vida saudável de 1 bilhão de pessoas.

  • • Reduzir o impacto ambiental em 50%, melhorando o desempenho do negócio.


ASV
Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto

Representa o nosso compromisso eterno: através de nossos stakeholders e negócios, ajudamos a resolver as questões da sociedade, levando à criação do valor econômico.

Jeito do Grupo Ajinomoto

  • Criar novos valores
  • Espírito empreendedor
  • Contribuição social
  • Valorizar pessoas

Brasil

Missão

Contribuir para a alimentação e o bem-estar em todo o mundo e para uma vida melhor no futuro.


Visão

Ser uma empresa confiável de alimentos, aminoácidos e seus derivados na América Latina, com soluções inovadoras, baseadas em nossa tecnologia única.


ASV (The Ajinomoto Group Creating Shared Value)

Uma empresa precisa gerar lucro. Esse é um princípio. Mas para ser sustentável, uma companhia, além de gerar lucro, tem que ser útil e agregar valor à sociedade. Esse é um princípio do ASV – The Ajinomoto Group Creating Shared Value - que traduzido significa Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto, uma filosofia disseminada no Japão e que se espalha pelas filiais do Grupo pelo mundo.

Veja alguns exemplos de ações ASV da Ajinomoto do Brasil:

Projeto PRELI — Prevenção e Redução de Litígio

O projeto PRELI, criado pela equipe jurídica da Ajinomoto do Brasil, estimula a conciliação na solução de impasses jurídicos com fornecedores, clientes, consumidores ou colaboradores da empresa, procurando o entendimento direto ou um mediador, que incentiva o acordo entre as partes.

O Brasil tem mais de 100 milhões de processos em curso e a estrutura do judiciário custa R$ 80 bilhões ao ano. Portanto, essa ação beneficia a companhia e a sociedade, já que menos processos significam mais recursos para outras prioridades.

A predisposição pela conciliação traz boa reputação à Ajinomoto do Brasil que, desde 2016, é considerada Empresa Amiga da Justiça pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Já a editora britânica The Legal 500 classificou o Departamento Jurídico da ABR entre os 100 melhores das empresas brasileiras.

Programa IDEA — Inteligência em Distribuição e Experiência Ajinomoto e o Programa E-learning

O Programa IDEA tem como objetivo oferecer cursos de educação à distância para os 83 distribuidores da Divisão Food (Alimentos), incluindo os seus funcionários.

No primeiro ano do Portal E-learning, em 2016, foram 12 módulos de gestão de negócios, técnicas de vendas e negociação sobre os produtos da Ajinomoto, todos disponíveis na mesma plataforma de E-learning oferecida aos funcionários da empresa.

Em 2017, o projeto cresceu com a liberação do acesso dos mais de 100 cursos disponibilizados na ferramenta e 2.573 pessoas concluíram 5.681 cursos. Os indicadores mostraram que os profissionais que fizeram mais treinamentos tiveram performance 15% maior do que os que não fizeram. Essa formação torna o negócio dos distribuidores mais sustentável e, consequentemente, o da Ajinomoto do Brasil também, já que 80% das vendas da Divisão Food (Alimentos) passam por eles. Além disso, os custos de treinamento, que antes eram exclusivamente presenciais, caíram 35%.

A meta do Programa IDEA é realizar 30 mil cursos até 2020.

Redução de CO2 por meio da implementação da caldeira de biomassa em Limeira

A instalação de caldeiras de biomassa já faz parte da cultura da Ajinomoto e a da unidade de Limeira é uma das maiores do Grupo, com capacidade de produção de 50 ton/h (toneladas por hora).

A substituição de óleo e gás natural (combustíveis fósseis) por cavaco de eucalipto (combustível renovável) trouxe benefícios ambientais e econômicos. Em operação desde dezembro de 2016, a caldeira de biomassa de Limeira reduziu em 70% a geração de CO2, correspondendo a cerca de 49 mil toneladas no ano fiscal de 2017 (de abril de 2017 a março de 2018).

você está sendo
Redirecionado
Para um link fora de
ajinomoto.com.br

X