11/2020

Ajinomoto do Brasil transforma comunidades em microfornecedores para ações em varejistas

Além de gerar renda, iniciativa contribui para a preservação da cultura brasileira

São Paulo, 20 de novembro de 2020 – Para ajudar pequenos negócios e incentivar a economia local, a Ajinomoto do Brasil – fabricante de produtos como temperos SAZÓN®, sopas VONO® e sucos MID® – promove diversas iniciativas com comunidades do país. Entre elas está a parceria com o projeto Bordados de Passira, nascido no agreste pernambucano e que estimula o empreendedorismo feminino junto à Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP), da qual participam por volta de 40 associadas. A iniciativa distribuirá 1.000 panos de prato em ação promocional de SAZÓN®, que ocorre em lojas selecionadas do Recife (PE) e região.

Outro projeto foi realizado com a comunidade de Icoaraci, município de Belém (PA), região conhecida pela produção de arte marajoara – técnica em argila criada por tribos indígenas no período pré-colonial. Nos meses de junho e julho, a Ajinomoto do Brasil entregou 500 potes de cerâmica artesanais aos consumidores paraenses por meio de ações de compre e ganhe nos varejistas da região. “A ação foi muito bem recebida e gerou muito orgulho a toda equipe envolvida, principalmente por apoiar um negócio tão tradicional e importante para a comunidade da região”, afirma a gerente de trade marketing da empresa, Juliana Caro.

Em incentivo ao artesanato regional de Cariré, município do Ceará, a Ajinomoto do Brasil também fechou parceria com a Associação Mucaúba, que produz artesanatos a partir da palha de carnaúba, palmeira típica da região. A instituição, que reúne cerca de 25 artesãs e gera renda para muitas famílias locais, produziu cartelas sustentáveis (displays) para pontos de venda, que foram distribuídas em estabelecimentos da região com ótima aceitação de consumidores e varejistas. Essas cartelas sustentáveis substituíram as antigas que eram feitas de plástico.

“Estamos colhendo os resultados de um trabalho feito com amor. Trabalhamos com artesanato de palha de carnaúba de uma forma sustentável, oferecendo mais fontes de renda para as comunidades carentes da região. A parceria com a Ajinomoto do Brasil contribui para a valorização e divulgação do nosso trabalho, além de impulsionar o desenvolvimento da região”, afirma a líder da comunidade, Francisca das Chagas Lopes Silva.

“Além de apoiar pequenos artesãos e artesãs, nossas parcerias contribuem com a divulgação e preservação da cultura regional. A iniciativa está alinhada ao princípio global ASV (Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto) que, além de entender a importância do lucro financeiro, preza por ações sustentáveis e que agregam valor à sociedade”, finaliza a executiva da Ajinomoto do Brasil.

O projeto, que teve início há poucos meses, continuará em processo de expansão com o objetivo de prospectar novas comunidades para parcerias em todo o Brasil.

Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, o Satis!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD, produto composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, multinacional japonesa com sede em Tóquio, é referência mundial em aminoácidos. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,4 bilhões no ano fiscal de 2019. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL
Race Comunicação

imprensa.ajinomoto@agenciarace.com.br 
Bruno Uehara – Cel.: (11) 99113-6731
Vanessa Assis – Cel.: (11) 97556-9962
Wilson Barros – Cel.: (11) 99607-1746

você está sendo
Redirecionado
Para um link fora de
ajinomoto.com.br

X