06/2020

Voltar

Ajinomoto do Brasil doa 28 toneladas de produtos e distribui mais de 32 mil litros de álcool

Ajinomoto do Brasil doa 28 toneladas de produtos e distribui mais de 32 mil litros de álcool

Pacote de medidas contra Covid-19 inclui doação de R$ 1,7 milhão para hospitais, investimento de R$ 70 mil em apoio a catadores, distribuição de cartilhas para imigrantes haitianos, entre outras

São Paulo, 9 de junho de 2020 – Ajinomoto do Brasil, produtora de alimentos e aminoácidos, destaca novas medidas para minimizar os impactos da Covid-19. A multinacional japonesa deu início à doação de mais de 20 toneladas de produtos para famílias em situação de vulnerabilidade social, além de adaptar linhas de produção para a fabricação de 32 mil litros de álcool, líquido e em gel.

Doação de produtos

Produtos como os temperos SAZÓN® e SABOR A MI®, sopas instantâneas VONO® e refrescos em pó MID® farão parte das cestas básicas que serão entregues para 24 mil famílias em situação de vulnerabilidade social no estado de São Paulo. Os produtos cedidos pela Ajinomoto do Brasil somam 28 toneladas e vão complementar as cestas básicas que oito instituições parceiras vão doar para moradores de comunidades como Capão Redondo, Heliópolis, Parelheiros, entre outras, localizadas na capital paulista, ao longo de dois meses.  

Entre as organizações beneficiadas estão a Associação Prato Cheio, Casa do Zezinho, Habitat Brasil e Vivenda da Criança. Outras instituições também foram contempladas em regiões onde estão instaladas as fábricas da Ajinomoto do Brasil, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras. Juntas, as instituições vão atender a 24 mil famílias.

“Estamos vivendo um momento que pede apoio e atenção das empresas, principalmente às comunidades em maior vulnerabilidade social. Manter a alimentação equilibrada é essencial para a saúde e sobrevivência de todos, por isso estamos oferecendo o que temos de melhor, que são produtos para agregar mais sabor e praticidade às refeições dessas famílias”, afirma o presidente da Ajinomoto do Brasil, Tatsuya Sasaki.   

Produção de álcool

A empresa também adaptou linhas de produção em suas fábricas de Limeira e Valparaíso, no interior de São Paulo, para fabricar 32 mil litros de álcool 70%, nas versões líquida e em gel, que serão destinados a funcionários, instituições sociais, além de postos de saúde e hospitais públicos de São Paulo e das regiões próximas a suas unidades.

As formulações do álcool em gel contam com a adição de AJIDEW® NL 50, um umectante natural produzido pela Ajinomoto que ajuda na hidratação da pele, tão agredida nesse momento devido ao uso de sanitizantes, álcoois e sabonetes.

“A Ajinomoto do Brasil tem como compromisso cuidar da sociedade como um todo, em especial de funcionários e comunidades no entorno de suas fábricas. Estamos avaliando constantemente novas formas de colaborar durante este período e, com o apoio de todos, torcemos para que a situação melhore o mais breve possível”, conclui o executivo.  

Outras iniciativas no combate à Covid-19

  • Doação de R$ 1,7 milhão para hospitais públicos do estado de São Paulo. Verba foi destinada para a compra de medicamentos, aparelhos médicos, itens de proteção para profissionais de saúde (EPI’s), entre outros. Beneficiados: Instituto Emilio Ribas, Hospital São Paulo, Hospital Estadual de Bauru, hospital de campanha de Americana e quatro unidades da Santa Casa de Laranjal Paulista, Limeira, Valparaíso e Pederneiras. Essa iniciativa foi feita por meio do Instituto Ajinomoto, braço social da companhia;
     
  • Investimento de R$ 70 mil na Plataforma Reciclar pelo Brasil, que recebe apoio de diversas empresas em atividades relacionadas à logística reversa das embalagens para coleta seletiva e reciclagem. Durante o período de pandemia, o programa destinará uma verba total de R$ 5 milhões a 167 cooperativas de todo país, garantindo renda de aproximadamente 4 mil catadores de materiais recicláveis por dois meses. O projeto faz parte da campanha Nacional de Solidariedade aos Catadores (solidariedadeaoscatadores.com.br);
     
  • Doação de duas mil cestas básicas completas para a Vivenda da Criança, localizada na comunidade de Parelheiros, considerado um dos bairros mais vulneráveis de São Paulo, de acordo com Mapa da Desigualdade de 2019;
     
  • Distribuição de cartilhas no idioma crioulo para imigrantes haitianos com dicas e informações de prevenção à Covid-19. Ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Laranjal Paulista, por meio da Secretaria de Promoção Social e Política Habitacional, que também forneceu álcool em gel 70% e máscaras de proteção;
     
  • Doação de R$ 15 mil para entidades de regiões próximas às fábricas e ao escritório para compra de materiais de higiene e limpeza, assim como alimentos. Os produtos foram adquiridos de fornecedores das cidades onde estão as instituições para fortalecer os comércios locais;
     
  • Campanha de financiamento coletivo com voluntários do Instituto Ajinomoto. A arrecadação online beneficiará cinco instituições parceiras da capital e cidades onde a empresa opera com suas fábricas;
     
  • Prolongamento do apoio aos atletas que fazem parte do Time Ajinomoto. A Ajinomoto do Brasil estendeu o apoio ao grupo até o final do ciclo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que foram adiados devido à pandemia do novo coronavírus e serão realizados no próximo ano, em Tóquio, no Japão.

Para mais informações sobre os procedimentos adotados pela Ajinomoto do Brasil durante o período de pandemia de Covid-19, acesse: www.ajinomoto.com.br/corona-virus.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR AMI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, os produtos da marca Satis!®, que incluem molho shoyu e as linhas Tempera e Empana, Tempera e Dá Molho e Tempera e Dá Liga, além de aminoVITAL® GOLD, produto composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, multinacional japonesa com sede em Tóquio, é líder mundial em aminoácidos. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,2 bilhões no ano fiscal de 2018. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL

Race Comunicação
imprensa.ajinomoto@agenciarace.com.br
Bruno Uehara – Cel.: (11) 99113-6731
Vanessa Assis – Cel.: (11) 97556-9962
Wilson Barros – Cel.: (11) 99607-1746

Voltar ao topo