Global Home

A Empresa

Responsabilidade Social



SA 8000 - Laranjal Paulista

CERTIFICAÇÕES DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

Em abril de 1996, a Ajinomoto Unidade Laranjal Paulista foi certificada em Gestão de Qualidade com base na Norma ISO 9002. A Unidade foi a primeira fábrica de Glutamato Monossódico no mundo a conquistar esta certificação. No ano de 2002 a Unidade foi recertificada na norma ISO 9001: 2000. Esta norma determina as diretrizes para a padronização dos processos de Produção e Comercialização, visando garantir a Qualidade e Confiabilidade de nossos produtos, atendendo as expectativas de nossos clientes.
ESCOPO: Produção e Comercialização de Glutamato Monossódico, importação e comercialização de realçadores de sabor e enzimas.

Consolidando-se como uma empresa ambientalmente responsável, com práticas de gestão voltadas a utilização racional de recursos naturais, a Ajinomoto Unidade Laranjal Paulista obteve, em junho de 2003 a certificação para o Sistema de Gestão Ambiental, com base na norma ISO 14001:1996, e re-certificação na nova versão da norma em 2005. Esta certificação vem contribuir para assegurar a harmonia entre as atividades produtivas e o Meio Ambiente, com o cumprimento das leis ambientais, com a utilização racional e responsável de recursos naturais e a promoção de ações de preservação ambiental envolvendo a comunidade.
ESCOPO: Produção e Comercialização de Glutamato Monossódico e Co-Produtos Fertilizantes na Unidade de Laranjal Paulista - SP.

Também em junho de 2003 a Unidade foi certificada em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, com base na norma internacional OHSAS 18001:1999. Esta certificação vem reconhecer a preocupação da Ajinomoto em proporcionar condições adequadas de trabalho a seus colaboradores, respeitando o Ser Humano em todos os seus aspectos, aperfeiçoando processos de forma a garantir condições ideais de trabalho.
ESCOPO: Produção e Comercialização de Glutamato Monossódico e Co-Produtos Fertilizantes na Unidade de Laranjal Paulista - SP.

A Segurança de Alimentos nos produtos fornecidos pela Ajinomoto é garantida pela aplicação de Procedimentos Operacionais Padronizados e conceitos de boas práticas de fabricação, com normas rígidas para higiene e sanitização nos processos. A Ajinomoto Unidade Laranjal Paulista obteve em maio de 2007 a certificação da Norma ISO 22000:2005. Assim, nosso Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos demonstra sua habilidade em controlar os perigos, a fim de garantir produtos que, de acordo com seu uso pretendido, são seguros para o consumidor.
ESCOPO: Produção de Glutamato Monossódico na Unidade de Laranjal Paulista SP.

A norma SA 8000:2001 especifica requisitos para possibilitar a empresa: desenvolver, manter e executar políticas e procedimentos com o objetivo de gerenciar temas relacionados a Responsabilidade Social, como Trabalho Infantil, Trabalho Forçado, Saúde e Segurança, Liberdade de associação & Direito à Negociação Coletiva, Discriminação, Práticas Disciplinares, Horário de Trabalho e Remuneração.
ESCOPO: Produção e Comercialização de Glutamato Monossódico e Co-Produtos Fertilizantes