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08/2013 - 25 anos de SAZÓN®: uma comunicação de sucesso

Ao longo de sua história, o tempero líder de mercado se consolidou como o único Tempero do Amor e agora começa a mostrar toda a sua versatilidade de uso

 

Para preparar um almoço de domingo para toda a família, um jantar especial de aniversário para os amigos ou para receber um elogio do marido ao voltar do trabalho, todas as ocasiões e preparações combinam com SAZÓN®, tempero em pó prático e fácil de usar, que realça o sabor e dá um toque de amor às receitas. Nesses 25 anos, esse é o mote principal que permeia todas as comunicações da marca, desde a primeira campanha de TV em 1988.

Seja um almoço de domingo em família, seja um jantar especial de aniversário entre amigos, seja receber com um prato especial o marido que volta do trabalho, todas as ocasiões e preparações combinam com SAZÓN®, tempero em pó prático e fácil de usar, que realça o sabor e dá um toque de amor às receitas. Nesses 25 anos, esse é o mote principal que permeia todas as comunicações da marca, desde a primeira campanha de TV em 1988.

 

A campanha deste ano comunica, além do amor, toda a versatilidade de SAZÓN®, que permite às consumidoras prepararem inúmeros pratos com todo o portfólio da marca. Segundo pesquisa feita pela marca em março deste ano, essa nova dona de casa busca variar o cardápio da família no dia a dia, de forma prática e deliciosa, justamente o que SAZÓN® pode lhe oferecer. A pesquisa, que ouviu centenas de mulheres das classes A, B e C, com idade entre 20 e 50 anos, mostrou ainda que 51% das entrevistadas usam tempero em pó para dar mais sabor às preparações. Das entrevistadas, 95% utilizam SAZÓN® porque o tempero permite que elas deem seu toque pessoal às preparações; 93% porque ele pode ser usado diariamente e 87% porque ele combina com todos os pratos.

 

O filme da campanha reforça as inúmeras possibilidades de preparo com SAZÓN® e a variação do cardápio de forma prática, garantindo o melhor sabor em todos pratos para receber muitos elogios. A assinatura da campanha sintetiza e ressalta essa mensagem: “Mais amor, mais possibilidades, mais SAZÓN®”. O público da campanha deste ano são as novas consumidoras de tempero e as consumidoras atuais, que há 25 anos acompanham e endossam a marca, fazendo dela o grande sucesso que é hoje.

 

Confira abaixo as principais campanhas do produto ao longo de sua história:

 

A primeira campanha de SAZÓN®, em 1988, apresentou os benefícios do produto, entre eles, conferir cor, aroma e sabor às preparações. O comercial mostrava a transformação da dona de casa numa heroína que tinha no tempero sua fórmula secreta. O mote era completado com o elogio da dona de casa ao tempero – “É super” – e com o slogan "SAZÓN® é um condimento preparado que dá um toque especial no seu tempero. Prove a diferença".

 

Em 1992, a marca fez uma campanha de TV enfatizando o amor que SAZÓN® proporciona aos alimentos e, consequentemente, os elogios dados à comida preparada com o tempero. O comercial mostrava uma família à mesa e o pai e os filhos faziam elogios ao prato elaborado pela mãe, perguntando qual era seu segredo. Ela respondia a todos que era o amor que dava um toque especial à comida. NO final do comercial, a empregada alertava a dona de casa de que “o amor” tinha acabado e sacudia um sachê de SAZÓN®. Essa foi a primeira campanha em que a música É o Amor, de Zezé de Camargo e Luciano, foi usada como hit do tempero.

 

A campanha de 1994 contou com a participação da atriz Marisa Orth, adicionando humor à comunicação da marca. Marisa começava falando “Quem ama usa” – sem explicitar que se referia ao tempero. Segundo ela, tinha de ser usado “no começo, na hora em que estiver esquentando, fervendo, naquele calor”, o que dava à declaração uma conotação sensual. O mistério era resolvido quando ela adicionava SAZÓN® à comida e o slogan "SAZÓN®, quem ama usa" aparecia na tela.

 

Em 1996, a música É o Amor já tinha virado tema do tempero SAZÓN®. Por isso, no comercial daquele ano, a estrela era a dupla Zezé de Camargo e Luciano. Eles apareciam degustando uma refeição feita com o tempero, reforçando que o arroz com feijão ficava muito mais gostoso se feito com amor. O comercial terminava embalado com a música famosa e o slogan "SAZÓN® dá sabor e cor aos alimentos. Quem ama usa”.

 

A campanha de 2002 mostrava uma adolescente avisando a mãe, enquanto ela cozinhava com SAZÓN®, que ia sair de casa para morar com o namorado, pois estava na hora de ser independente. Mesmo contrariada, a mãe continuava cozinhando, sem emitir opinião. Quando a filha provava o caldo da carne que a mãe estava preparando e sentia o gosto especial da receita, mudava de ideia, alegando que o namorado podia esperar uns dois anos... ou mais. A mãe então sorria e completava: “É o amor”. Pela primeira vez, o comercial imprimiu a SAZÓN® o título de Tempero do Amor com o slogan que assinava a campanha.

 

O emocional foi bastante exaltado no comercial feito em 2004. Em formato de videoclipe, a campanha mostrava momentos de carinho, alegria e reunião em torno da mesa entre pais, filhos e amigos, embalados por uma música de Toquinho que trazia uma receita especial. “Pegue uns pedacinhos de afeto e de ilusão, misture com um pouquinho de amizade. Junte com carinho, uma pontinha de paixão e uma pitadinha de saudade” eram alguns dos conselhos trazidos pelo cantor. O slogan “SAZÓN®, o Tempero do Amor” finalizava o comercial.

Em 2012, a campanha mostrava o quão prazerosa uma refeição em família pode ser e enfatizava atributos intangíveis do produto, resumidos na assinatura “SAZÓN, a Marca do Amor”. O comercial reforçava a importância de momentos especiais ao redor da mesa e destacava o prazer de receber um elogio ao servir a família, mostrando que o amor de mãe, assim como uma refeição deliciosa feita com SAZÓN®, é fator de união.

 

SAZÓN® prepara ações especiais para o consumidor

 

Promoção dará um dia de celebridade aos consumidores, que poderão ver suas histórias com a marca contadas no Facebook

 

Para celebrar seu 25º aniversário, o tempero SAZÓN® preparou uma série de ações para o consumidor, entre elas, uma promoção que promete ser a maior já realizada em sua trajetória. “25 anos SAZÓN®. O mapa das possibilidades” tem como objetivo agradecer aos consumidores por fazerem parte da história do produto com um prêmio especial: uma viagem para Angra dos Reis com direito a um dia de celebridade na ilha mais famosa da região. Além da viagem, a promoção trará muitas possibilidades de prêmios aos participantes. Serão muitas chances de ganhar prêmios no sorteio final, como também durante a promoção, com prêmios instantâneos no ato do cadastro no site.

 

“SAZÓN® não poderia deixar de comemorar com seus consumidores uma data tão especial. Pensamos com muito carinho em prêmios que trouxessem momentos únicos e inesquecíveis, assim como achamos que é o ato de cozinhar com amor”, afirma Fernanda David, gerente de marketing da marca SAZÓN®.  

 

Para participar da promoção, basta comprar pelo menos um floppy de Tempero SAZÓN® de qualquer variedade e fazer o cadastro no site www.sazon25anos.com.br (no ar a partir do início da promoção), no período de 16 de setembro a 16 de dezembro de 2013. Quanto mais produtos e versões diferentes cadastradas, mais chances de ganhar. Os sorteados e um acompanhante serão convidados a participar de uma gincana culinária, que acontecerá em São Paulo, em janeiro de 2014. Os três vencedores da competição e seus acompanhantes ganharão a viagem para Angra dos Reis, programada para fevereiro de 2014.

 

O aniversário também será comemorado nas mídias sociais. Com o título “25 Anos Com Você”, a ação de SAZÓN® vai coletar histórias reais enviadas pelos fãs da páginawww.facebook.com/sazonbrasil, que servirão de conteúdo em diversos formatos (imagem ou vídeo) e serão usados em uma linha do tempo comemorativa. 

 

Atualmente, a marca possui cerca de 1,2 milhão de fãs no Facebook e mais de 2.200 seguidores no Twitter @SazonOficial.

 

SAZÓN® faz aniversário e ganha fábrica exclusiva

 

Nova fábrica opera com conceito de produção em massa e aumentará em 40% a capacidade atual

 

Diante do crescimento constante por demanda, a Ajinomoto do Brasil investiu R$ 47 milhões na criação de uma nova linha de produção na unidade de Limeira, interior de São Paulo, onde o tempero SAZÓN® é fabricado. Desde seu lançamento, há 25 anos, SAZÓN® tem crescido de forma sólida e consistente ano a ano. Atualmente, o produto é líder de mercado na categoria de temperos em pó, com 64% de participação de mercado e presença em 55% dos lares brasileiros (fonte: Nielsen/KantarWorldPanel).

 

A nova linha será maior e mais moderna, passando a operar com o conceito de produção em massa, ou seja, com capacidade de fabricar maiores lotes do produto em menor tempo. Com esta expansão, a 11ª desde o lançamento do produto, a capacidade produtiva da fábrica será aumentada em cerca de 40%.

 

“A nova fábrica, exclusiva para a fabricação de tempero SAZÓN®, é um marco importante para o produto em um momento especial de sua trajetória, quando completa 25 anos. A fábrica terá maior nível de automação, permitindo ampliar a produtividade e manter os altos padrões de qualidade das linhas atuais”, relata Carlos Takata, diretor industrial da Ajinomoto do Brasil.

 

Os investimentos são destinados à estrutura fabril, com a construção de uma nova área de produção anexa ao prédio atual, e à instalação de máquinas e equipamentos modernos, adequados ao conceito de produção em massa, de equipamentos para monitoramento on-line de qualidade e de sistemas de segurança operacional avançados. O treinamento e a capacitação dos novos colaboradores serão conduzidos pela equipe interna de treinamento da fábrica que já existe, com o apoio dos supervisores, técnicos e colaboradores experientes na fabricação de SAZÓN®. A unidade de Limeira possui aproximadamente mil colaboradores só na divisão de alimentos, dedicados exclusivamente à produção do varejo.

 

“O Governo do Estado elabora políticas públicas e medidas que viabilizam a atuação de grandes empresas no mercado. Além de aquecer a economia da região, o aumento da produção da Ajinomoto garantirá novos postos de trabalho e contribuirá para o desenvolvimento de São Paulo”, comenta o secretário de Desenvolvimento, Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia.

 

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, atende o projeto da nova planta da SAZÓN® desde setembro de 2012. A consultoria prestada pela Investe SP permitiu à Ajinomoto do Brasil direcionar melhor os investimentos no Estado de São Paulo, tanto para a criação da nova unidade de SAZÓN®, como para melhorias em outras fábricas da companhia.

 

 “A Ajinomoto acredita em São Paulo desde 1977, quando inaugurou sua primeira fábrica em Limeira. Hoje são quatro unidades de produção e cinco fábricas, todas no Estado. Cabe à Investe SP e ao Governo Estadual incentivar essa importante indústria de origem japonesa que gera empregos e renda para a população paulista”, destaca o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

 

Uma das vantagens da nova operação é que toda a produção de SAZÓN® é ecoeficiente, já que a automação garante o uso mais inteligente da energia, – produz mais e mais rápido com um consumo menor de energia – e ecologicamente limpa. Isso porque a empresa adota medidas para minimizar os dois principais impactos que esse tipo de produção tem no meio ambiente: a geração de ruído de equipamentos e a liberação de poeira. No controle de ruído, todos os equipamentos foram dimensionados para atender às normas brasileiras. Para o controle da emissão de poeira, foram instalados eficientes sistemas de exaustão e filtração, atendendo aos rígidos padrões de emissão ambiental do Grupo Ajinomoto (Ajinomoto Group Zero Emission). As emissões de efluentes industriais e resíduos sólidos também estão dimensionadas para atender aos padrões definidos pela matriz.

 

A nova fábrica vai funcionar com 100% de sua capacidade até o final de 2014.

 

Muita história pra contar

SAZÓN® chegou ao mercado em 1988, para atender a uma demanda do consumidor brasileiro por temperos práticos e fáceis de usar que também conferissem cor e sabor aos alimentos. Diferente dos temperos existentes até então, o produto inovou o mercado, ao facilitar o ato de cozinhar, permitindo ao consumidor dar um toque especial e particular às preparações.

 

Com posicionamento de marca focado nos benefícios do produto, entre eles, tornar a comida mais saborosa, adicionando mais amor aos pratos, o tempero caiu nas graças das donas de casa e virou o queridinho do Brasil – fato comprovado por ser hoje líder do segmento e sinônimo da categoria. Atualmente, SAZÓN® dita tendências e modifica a dinâmica do mercado brasileiro com seus lançamentos e extensões de linha, além de ser o carro-chefe da Ajinomoto do Brasil.

 

Com 99% de brand awareness no Brasil e 64% de participação de mercado, o produto está presente em 55% dos lares brasileiros (fonte: Nielsen/KantarWorldPanel). As regiões que mais consomem o tempero são Sudeste e Nordeste, responsáveis por cerca de 45% e 25% das vendas no Brasil, respectivamente. Nesses 25 anos, foram vendidas quase 220 mil toneladas de tempero SAZÓN®. São mais de 3,5 bilhões de floppies e mais de 43 bilhões de sachês.

 

Produzido exclusivamente no Brasil, o produto extrapolou o território nacional e hoje marca presença também na América Latina. Atualmente, sua produção, feita exclusivamente na fábrica de Limeira, interior de São Paulo, abastece também Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Panamá e Costa Rica.

 

25anos

 

SAZÓN® comemora aniversário com receitas especiais

 

A Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil desenvolveu receitas inéditas para comemorar os 25 anos da marca

 

 Aniversário é sinônimo de festa e comidas gostosas. É claro que na comemoração dos 25 anos de Tempero SAZÓN® não podem faltar opções de receitas práticas e muito saborosas. Por isso a Oficina do Sabor®, Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil, desenvolveu quatro receitas inéditas para que o consumidor comemore com a marca essa data especial.

 

Confira as receitas e assopre as velinhas com SAZÓN®!

 

Baked Potato com Legumes

Rendimento: 6 porções 

Tempo de preparo: 2 horas 

Elaboração: Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil

(www.saboresajinomoto.com.br)

 

Ingredientes

6 batatas grandes (1,8 kg)

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

6 vagens picadas

1 cenoura média em cubos

2 sachês de Tempero SAZÓN® Laranja

½ colher (chá) de RECEITA DE CASA™ sem Pimenta

1 lata de milho verde escorrido

½ xícara (chá) de aspargos em conserva picados

1 copo de requeijão

 

Modo de preparo

Com o auxílio de um garfo, faça furos por toda a superfície das batatas. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 1 hora e 45 minutos ou até ficarem macias. Enquanto isso, em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a vagem, a cenoura, 1 sachê de Tempero SAZÓN® e o RECEITA DE CASA™, e refogue por 5 minutos. Acrescente o milho, o aspargo, o requeijão e o Tempero SAZÓN® restante, misture e retire do fogo. Abra as batatas ao meio no sentido do comprimento, revolva parte da polpa e distribua o recheio. Sirva em seguida.

 

Dica: se preferir,tempere a polpa das batatas com AJI-SAL® antes de recheá-las e substitua as vagens por ervilhas frescas.

 

Risoto de Alho-Poró

Rendimento: 6 porções 

Tempo de preparo: 25 minutos 

Elaboração: Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil

(www.saboresajinomoto.com.br)

 

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal

½ cebola média picada

2 xícaras (chá) de arroz cru, lavado e escorrido

2 sachês de Tempero SAZÓN® Branco

½ colher (chá) de AJI-SAL®

4 xícaras (chá) de água fervente

2 talos médios de alho-poró cortados em rodelas

1 ½ xícara (chá) de queijo provolone ralado

 

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e refogue por 2 minutos ou até ficar transparente. Adicione o arroz, o Tempero SAZÓN® e o AJI-SAL®, e refogue até que o arroz esteja completamente envolvido. Acrescente a água e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, por 12 minutos ou até que o arroz esteja macio. Retire do fogo, junte o alho-poró e o queijo, e misture delicadamente com o auxílio de um garfo. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Sirva imediatamente.

 

Dica: o alho-poró é acrescentado somente no final da preparação para que fique "al dente". Substitua o queijo provolone pela mesma quantidade de parmesão.

 

Frango Assado ao Toque de Laranja

 

Rendimento: 6 porções 

Tempo de preparo: 1hora e meia + 12 horas na geladeira 

Elaboração: Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil

(www.saboresajinomoto.com.br)

 

Ingredientes

1,2 kg de pedaços de frango

suco de 2 limões (opcional)

4 dentes de alho espremidos

2 sachês de Tempero SAZÓN® Verde

2 colheres (chá) de sal

1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado

 

Modo de preparo

Em uma tigela média, coloque os pedaços de frango e tempere com o suco de limão, o alho, o Tempero SAZÓN® e o sal. Deixe tomar gosto, na geladeira, de um dia para outro. Disponha em uma assadeira, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 40 minutos. Retire o papel, pincele o óleo de gergelim na superfície do frango e volte ao forno por mais 40 minutos, regando ocasionalmente com o molho formado no fundo da assadeira. Retire do forno e sirva em seguida.

 

Dica: caso não tenha tempo suficiente para deixar o frango na geladeira de um dia para outro, deixe-o tomando gosto pelo menos 3 horas antes do preparo.

 

Carne de Panela Especial

 

Rendimento: 8 porções 

Tempo de preparo: 2 horas 

Elaboração: Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil

(www.saboresajinomoto.com.br)

 

Ingredientes

1 pedaço de coxão duro ou chã de fora (1 kg)

1 ½ colher (chá) de SABOR A MI® Toque de Louro

½ xícara (chá) de suco de abacaxi concentrado (100 ml)

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola média cortada em rodelas

1 xícara (chá) de água (200 ml)

2 sachês de Tempero SAZÓN® Vermelho

 

Modo de preparo

Em uma tigela grande, coloque a carne, o SABOR A MI® e o suco de abacaxi, e deixe tomar gosto por 1 hora, na geladeira. Em uma panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a carne, reservando o tempero que restou no fundo da tigela, e frite por 15 minutos ou até dourar em todos os lados. Acrescente o tempero reservado, a cebola, a água e o Tempero SAZÓN®, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, por 40 minutos após o início da fervura. Espere a pressão ceder, corte a carne em fatias e sirva em seguida, acompanhada do molho formado durante o cozimento.

 

Dica: substitua o suco concentrado de abacaxi por 5 fatias da fruta fresca, deixando-as sobre a carne durante o tempo de marinar na geladeira.

 

Sobre a empresa Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer tanto produtos de qualidade para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. A linha de produtos da empresa Ajinomoto do Brasil, voltada para o consumidor, é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, da sopa cooking VONO®  Turma da Mônica, dos refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, do adoçante MID SUGAR® e do purê de batata da marca Ajinomoto Caseirinho. A Ajinomoto do Brasil também atua no segmento de food service(alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, a Ajinomoto do Brasil emprega cerca de 2.800 funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, uma multinacional japonesa com sede em Tóquio, é a maior produtora de aminoácidos do mundo. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 12.4 bilhões e nacional de R$ 1,9 bilhão no ano fiscal de 2012. Atualmente, opera em 26 países, possui 107 fábricas e aproximadamente 28 mil funcionários. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

 

 

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