A Empresa

Dr. Kikunae Ikeda
Dr. Kikunae Ikeda

Origem

Em 1908, o Dr. Kikunae Ikeda, pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio, descobriu, a partir de experimentos com algas marinhas, um quinto gosto – além dos quatro já conhecidos (doce, salgado, azedo e amargo) – e o chamou de umami, que em japonês significa “saboroso”.

Com o avanço dos estudos e pesquisas, descobriu-se que o glutamato, principal substância responsável por proporcionar o quinto gosto, também pode ser processado a partir de outras fontes naturais, como derivados da cana-de-açúcar, mediante processo de fermentação, resultando no glutamato monossódico.

Fundação

Em 1909 nasce a empresa Ajinomoto, cujo nome, de origem japonesa, significa “essência do sabor”. A companhia é líder mundial na produção de aminoácidos no mundo todo e, atualmente, sua matriz está localizada em Tóquio, no Japão. O Grupo Ajinomoto está presente em 26 países, com 128 fábricas, e gera cerca de 31 mil empregos.

Ajinomoto do Brasil

Em 1956, a Ajinomoto desembarca no Brasil e, desde então, se empenha em oferecer produtos da mais alta qualidade, tanto para o consumidor e o mercado de alimentação fora do lar, como insumos às indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, de nutrição esportiva, de nutrição animal e de agronegócios.

Com quatro unidades industriais e uma sede administrativa, emprega cerca de 3.200 funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo.

Filosofia

Com uma visão global, contribuímos para um futuro melhor, com avanços significativos nas áreas de Alimentação e Saúde, trabalhando pela Vida.

Missão

Ajinomoto do Brasil - “Alimente-se Bem, Viva Bem”

Ser uma empresa centenária, com valores únicos, que atua na América Latina e contribui para que as pessoas tenham uma vida melhor e mais saudável e, para que a indústria agrícola/pecuária tenha um desenvolvimento sustentável através da nossa superior tecnologia e nosso relacionamento regional.

Visão

Criação de Valor Compartilhado pelo Grupo Ajinomoto (ASV)

Com base em nosso conhecimento sobre “o que é delicioso para o brasileiro”, vamos oferecer produtos saborosos, alinhados com a necessidade da sociedade, visando hábitos alimentares saudáveis, mas gastando menos tempo no preparo, com produtos de alta qualidade e saborosos, contribuindo para uma alimentação melhor para as pessoas e auxiliando-as a terem uma vida mais saudável com aminoácidos.

Melhorar a produtividade dos produtores agrícolas através do agronegócio e maximizar a produtividade na pecuária através dos negócios de nutrição animal.

Reduzir em 50% a emissão de CO² nas fábricas e nas operações logísticas (com relação aos dados do ano fiscal de 2005). Utilizar o conceito 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) para os resíduos e, reduzir a utilização e desperdício de água no processo produtivo.